Fotografando o céu noturno

Título: Fotografando o céu noturno Autor: Rodolfo Langhi Editora: Pindorama Ano: 2020 Número de páginas: 76 ISBN: 978­-85-­69906­-23-­0 Tamanho: 15,5 x 22,0

Desde que o homem contempla as estrelas, um mistério de fascinação o encobre, despertando sua curiosidade e interesse em aprender sobre a natureza. Nela, encontramos preciosas joias celestes que nos maravilham, resultando em surpreendente prazer e despertando profundos sentimentos de contemplação, mesmo sem a possibilidade de tocá-las. Mas, para aqueles que apreciam registrar fotograficamente os momentos especiais da vida, o céu apresenta uma oportunidade ímpar. Fenômenos astronômicos ocorrem com relativa raridade e merecem ser fotografados, assim como situações marcantes em nossas vidas cotidianas. Tais imagens tornam-se, assim, imortalizações destas preciosas joias cósmicas.
Este texto foi preparado com a intenção de ser objetivo e prático. Maiores detalhes poderão ser buscados em outras obras de referência, conforme as sugestões que surgem ao longo do livro.Tentamos levar o leitor a diferentes estágios de desenvolvimento na aprendizagem da astrofotografia, iniciando com as atividades mais simples e finalizando com as mais complexas. No entanto, um maior enfoque é dado para os principiantes que desejam ingressar na busca de belas astrofotografias das joias celestes. Damos ênfase às ilustrações, fotos e figuras, em detrimento de um texto cansativo e extremamente detalhado. Ao contrário, procuramos utilizar uma linguagem simples a fim de facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, incentivando o leitor à busca de aprofundamento no tema, consultando as fontes indicadas.
Uma rápida busca por livros nacionais que abordem este tema revelará a sua incipiência. Normalmente, encontram-se algumas homepages explicando certas técnicas de astrofotografia, mas continuam sendo fontes pontuais e dispersas na internet, não garantindo sua confiabilidade. Pensando nesta problemática, visamos reunir neste livro algumas indicações de sites destacados, cujos textos podem complementar as informações apresentadas aqui.
Embora o Brasil não tenha astrofotógrafos em quantidade expressiva quando levamos em conta a sua extensão territorial e o comparamos com alguns países, encontramos profissionais destacáveis com trabalhos de qualidade.
Este livro pretende reunir algumas destas referências, mas o autor procura utilizar ao máximo as suas próprias astrofotografias para exemplificar as técnicas de fotografar o céu. Seus modestos trabalhos formam hoje um acervo disponível para exposições itinerantes sob os cuidados do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru, tendo já sido exposto em vários congressos e eventos da área nestes últimos anos e frequentemente requisitado por algumas instituições e universidades.
Por exemplo, esta exposição de astrofotografias já esteve presente no VII ENAST, Encontro Nacional de Astronomia, Brotas, SP (2004); no XVI SNEF, Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro (2005); em alguns locais durante o Ano Mundial da Física (2005); na II Semana de Astronomia do Complexo Astronômico de Presidente Prudente, SP (2007); na UNESP durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2008); no XVIII SNEF, Simpósio Nacional de Ensino de Física (2009); durante a abertura do Ano Internacional da Astronomia em Vitória, ES (2009); no XII ENAST, Londrina, PR (2009); no hall da reitoria da UNESP (2009); no XIX SNEF, Simpósio Nacional de Ensino de Física (2011), em Manaus, AM; no XIV ENAST, Encontro Nacional de Astronomia, São Paulo, SP (2011); em diversos encontros regionais de ensino de Astronomia (EREA) e semanas temáticas realizados pelo Brasil: Jataí (GO), Ji-Paraná (RO), Lajeado (RS), Santo André (SP), além de bibliotecas, empresas e centros culturais. Quatro de suas fotos foram publicadas na extinta revista Astronomy Brasil e uma delas ganhou um concurso de astrofotografias realizado durante o XII ENAST (2009).
Ao ministrar suas palestras e oficinas sobre as técnicas de astrofotografia em diversos eventos e congressos da área durante os últimos anos, o autor recebeu pedidos e sugestões sobre uma possível publicação a respeito do tema, o que o levou à presente produção, numa tentativa de reunir as principais temáticas envolvidas, embora este livro não tenha a pretensão de esgotar todo o assunto.
Esperamos que esta obra possa, de alguma maneira, contribuir para os trabalhos e interesses do leitor no âmbito da astrofotografia e sirva de incentivo para desenvolver a arte de registrar as belezas do céu noturno.
Convidamos você a se aventurar neste garimpo de preciosas joias celestes pormeio da astrofotografia!

Rodolfo Langhi