Luz do sol

Título: Luz do sol Autor: Zilda Dias Freitas Editora: Editora Pindorama Ano: 2020 Número de páginas: 232 ISBN: 978­-65-­990280-­8-­3

Difícil ameaçar de alguma coisa quem cresceu sendo subjugado, esfolado, explorado, humilhado... Difícil para esta pessoa entender porque as outras pessoas também não têm a sua mesma força e coragem de luta. Porque as outras pessoas aceitam, se acomodam e conformam. Quem não tem o que perder, não teme nada. Melhor morrer lutando então! Pelo menos você tem a remota possibilidade de ter alguma vitória, ou pelo menos, tem o prazer de lutar e fazer o que acha certo! Lendo este terceiro livro da saga, ou melhor, quase epopeia, da personagem, você mergulha ainda mais no seu universo. Compreende, ainda mais, a complexidade de suas personagens. Torce por seus ideais e enxerga um sistema que catequiza, pasteuriza, padroniza, conforma e controla todo um povo. E os miseráveis, ou aqueles que não se submetem, são esmagados, perseguidos e imprensados, pelo grande rolo compressor das engrenagens sociais e seus coronéis.

É emocionante ver como a heroína desta história não se coloca num pedestal. Mas, se coloca na situação mais humana possível, com seus ideais, com sua ingenuidade, com sua força, com seus fracassos e fragilidades. É bonito de se ver como Ana é justa na descrição de seus algozes. Até mesmo o marido alcoólatra e violento, que lhe espanca, é mostrado em toda sua dignidade, realidade e fragilidade, mas, mostrando também suas qualidades. Lendo os livros desta série, você não condena o agressor, e compreende que, no seu contexto social, desde o nascimento, o alcoolismo foi somente um mecanismo de fuga de quem é humano, como todos nós. Sem mais delongas... melhor do que eu falar, é você começar logo esta leitura. Difícil vai ser você parar de ler. Leia antes, se possível, os outros livros da série para você compreender e aproveitar melhor esta leitura: Olhos Secos (primeiro) e Entre Lutas (segundo).

Boa leitura!

Deidimar Alves Brissi Professor e Escritor