No Reino dos Titãs

16/05/2016

Jogos educativos auxiliam no ensino-aprendizagem tanto na educação formal, como informal. Também podem ser utilizados com intuito de realizar divulgação científica (educação informal).

No Reino dos Titãs é um jogo destinado para a Educação em Astronomia (formal e informal). Possui 40 cartas (20 pares), medindo 4,4 cm x 8,4 cm, contendo a imagem do astro, nome e outras informações: massa, temperatura, diâmetro, período orbital, período de rotação, raio orbital e número de luas (quando o astro for planeta).Este jogo pode ser utilizado nas modalidades jogo da memória e trunfo.

É importante estimular nos jovens o interesse científico, fazendo-se necessário à busca por ferramentas que desenvolvam competências e habilidades científicas. Assim, a utilização deste tipo de material deve ser incentivada por pais e educadores, já que há incontestáveis benefícios educacionais.

A arte de transformar

10/02/2016


Esta obra retrata a espontaneidade e a expressividade original de pessoas e artistas que, através de palavras, apresentam uma visão especial e particular da vida. Os assuntos e gêneros desenvolvidos foram variados pela liberdade necessária quando relacionados à “Arte de Transformar”, proposto como tema para o 2º FLIBI – Festival Literário de Birigui, do qual este e-book permeia. O 2º Festival Literário de Birigui – FLIBI, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contempla ações com o objetivo do envolvimento da comunidade com as diversas linguagens artísticas, promovendo a vivência e a reflexão sobre a relação e a importância da leitura e literatura no processo de empoderamento e transformação da sociedade. “Com ele poderemos reconhecer a imperiosa necessidade de moldar e internalizar valores, alicerces que não têm preços para compreender a dinâmica dos sentidos e  potencializar o poder de transformação dos indivíduos, grupos e organizações dentro da sociedade” (Giovani Aparecido Machado).

Birigui, 17 de outubro de 2015

Lino Marcelo Tonsig

Secretário de Cultura e Turismo de Birigui

Próximo lançamento

10/04/2016

Esta obra foi construída ao longo da formação afetiva inicial de minha filha, onde eu  sentia necessidade de  algo mais, quando falava de algum assunto que  julgava ser de grande importância nessa formação. Então comecei a contar histórias para ela, usando animais para exemplificar, consegui atingir  meu objetivo, que era educar com espontaneidade. 

    Posso dizer que foram muito mais que Mil e Uma Noite.

    Com o passar do tempo ela começou a desenhar esses personagens, o que me fez ter a ideia de montar essas historias e compartilhar essa experiência com as outras pessoas.
    Hoje minha proposta é  divulgar esse trabalho,  onde além das famílias  as escolas também podem utilizá-lo na formação  da criança, dado ao conceito de ética que elas contém. 

Maria José Pinheiro de Moraes

Autora